top of page
Capítulos Iniciais

360 atividades para colônia de férias

Apresentação

      Este livro que você tem em mãos não é apenas um compilado de atividades. Ele é a celebração dos 20 anos de história da Motiva-Ação, uma empresa que nasceu de um sonho e de uma oportunidade que soubemos aproveitar. Felizmente, ao longo dessas duas décadas, a Motiva-Ação impactou a vida de milhares de crianças e suas famílias e, também, de todas as pessoas que trabalharam conosco.

      Para celebrar tantos anos de educação, esporte e lazer, reunimos 360 atividades desenvolvidas ao longo das nossas colônias de férias. Esse compilado busca homenagear a criatividade e a dedicação de todos os professores, líderes, colaboradores, parceiros e alunos que escreveram essa história com a gente. A comemoração dessa jornada está simbolizada neste nosso primeiro livro, para que o conhecimento acumulado até aqui possa circular mundo afora. Desejamos que este seja um instrumento e uma inspiração para que outros professores, professoras e profissionais de diversas áreas possam transformar as férias e a vida de muitas crianças.

      Lembre-se de que todas as atividades que estão aqui podem — e devem — ser adaptadas ao espaço, ao público, à diversidade e aos recursos disponíveis. Na Motiva-Ação, essas atividades foram realizadas em nossas Colônias de Férias, feitas para crianças com idade entre 5 e 12 anos. Mas, em geral, podem ser feitas por públicos diversos, com diferentes idades e contextos.

      Muitas propostas que trouxemos são totalmente originais e foram criadas por professores que trabalharam com a gente. Outras atividades são inspiradas em brincadeiras populares, em produtos culturais como games, programas de auditório, filmes e afins. Afinal, tudo pode ser uma boa referência para motivar professores, familiares e, principalmente, crianças.

      Explore a sua capacidade criativa, abra os olhos para as cores, os movimentos e as sensações que trazem alegria e realização ao corpo, nosso instrumento de vida que merece cuidado desde a primeira infância. Estamos muito felizes por saber que você está nessa jornada de pesquisa e entrega à educação, ao esporte e ao lazer. Temos certeza de que suas atividades serão um sucesso e vão marcar a história de muitas pessoas.             Quem sabe, em breve, será o seu projeto a completar duas décadas de motivos para comemorar.


Boa leitura!

Equipe Motiva-Ação

Capítulo 1

Vinte anos de lazer e transformação: a jornada da Motiva-Ação


Lisandra Dinech

      Comemorar 20 anos de Motiva-Ação é, para mim, um dos maiores motivos de orgulho. Vinte anos de um sonho que se transformou em realidade, de uma empresa que continua em pleno funcionamento, crescendo e impactando vidas. Marcar esse momento tão especial com um livro que reúne 380 atividades desenvolvidas em nossas Colônias de Férias é, sem dúvida, uma maneira simbólica de celebrar tudo o que construímos no primeiro serviço da Motiva-Ação. Cada atividade contida neste livro é o resultado do trabalho de muitas mãos — o meu, como diretora, assim como o de professores, crianças, professores líderes e o de todos aqueles que, com um olhar atento e criativo, buscaram sempre trazer o melhor do lazer para o nosso público. É uma celebração de um esforço coletivo que, ao longo dos anos, manteve a chama do nosso propósito viva.

      A história da Motiva-Ação começou, na verdade, há mais de 20 anos, quando minha colega de faculdade Giana da Silva e eu, recém-formadas em Educação Física pela UNISINOS, decidimos criar um projeto que unisse lazer e educação. Queríamos um espaço em que elas pudessem se divertir durante as férias escolares, mas também aprender e desenvolver suas habilidades. Em janeiro de 2004, com o apoio do Clube       Caixeiros Viajantes, em Porto Alegre, abrimos as portas da nossa primeira colônia de férias com 35 alunos. O sucesso foi imediato, e rapidamente percebemos que estávamos no caminho certo. Após a Colônia, passamos a oferecer uma variedade de atividades para crianças de 5 a 12 anos, em um contraturno escolar, ainda no Clube Caixeiros Viajantes. Em 2006, ampliamos nossas atividades com festas de aniversário e recreações em eventos, um passo natural que trouxe ainda mais alegria para as famílias.

      Com o passar dos anos, os serviços da Motiva-Ação se expandiram significativamente, diversificando ofertas e consolidando a nossa missão de promover o lazer de qualidade. Mantemos o serviço de contraturno escolar, chamado carinhosamente de Turno Motiva, que oferece diversas modalidades esportivas, artísticas e intelectuais, tanto na sede do Clube Caixeiros Viajantes quanto no Parque Esportivo da PUCRS. As nossas tradicionais Colônias de Férias de verão e inverno ainda são parte fundamental da alma da Motiva-Ação, atualmente com três sedes em Porto Alegre, proporcionando experiências enriquecedoras durante as pausas escolares. Mais recentemente ampliamos a atuação para o segmento de escolas esportivas, oferecendo um serviço personalizado de ginástica artística, patinação artística e capoeira. As festas de aniversário personalizadas com atividades da escolha do aniversariante estão em ascensão, cada vez mais conquistando o apreço do nosso público.

      Contudo, ao longo dessa jornada, enfrentamos desafios que nos testaram de maneiras que jamais havíamos imaginado. A pandemia de COVID-19 foi um desses momentos cruciais. Ver o impacto que o isolamento causou nas crianças foi doloroso e alarmante. De acordo com um estudo da UNICEF[1], o fechamento das escolas e a interrupção de atividades recreativas afetaram cerca de 1,6 bilhão de crianças ao redor do mundo, prejudicando não apenas sua educação, mas também sua saúde mental e física. A falta de socialização e atividades lúdicas prejudicou profundamente o seu desenvolvimento, contribuindo para o aumento de casos de ansiedade e depressão infantil.

      Manter a Motiva-Ação ativa em meio a essa crise global foi um desafio imenso. Tivemos que reinventar nossas práticas, oferecendo atividades online e adaptando a estrutura da empresa para continuar proporcionando momentos de aprendizado, mesmo que a distância. Essa experiência reafirmou a importância de empresas e profissionais comprometidos com a educação e o lazer, especialmente em tempos tão desafiadores.

      Outro grande desafio pessoal e profissional veio com a modificação da estrutura da empresa. Após 16 anos de parceria com a minha sócia Giana da Silva, nossa sociedade chegou ao fim durante a pandemia. Sou profundamente grata pelo que construímos juntas durante todos estes anos, mas essa mudança me colocou diante de um novo desafio: gerenciar a Motiva-Ação sozinha em um cenário de crise sem precedentes.       No entanto, foi também um momento de muitos insights. Aprendi a enxergar a empresa com novos olhos, a buscar inovações que reforçassem nossa missão e, principalmente, a adaptar o negócio às novas demandas das famílias. Após as enchentes de maio de 2024, que novamente trouxeram dificuldades, vi-me mais uma vez desafiada a reconstruir e a renovar o espírito da Motiva-Ação. Esses momentos de crise apenas reforçaram minha crença no valor do que fazemos e no impacto transformador que proporcionamos.

      Aqui, preciso expressar a profunda gratidão por poder compartilhar cada capítulo dessa história com Raul, meu marido, parceiro, pai do meu filho e grande apoiador dos meus sonhos. Ele esteve ao meu lado desde a primeira colônia, quando tudo era bem incipiente. Acreditou, ajudando ativamente na logística das Colônias de Férias. Além de todo o apoio emocional e prático, Raul assumiu um papel essencial no controle financeiro da empresa, garantindo que a Motiva-Ação crescesse com solidez e segurança.

      Celebrar os 20 anos da colônia de férias e da Motiva-Ação é também celebrar a nossa parceria, que vai muito além dos negócios. É celebrar o companheirismo que construímos, tanto no trabalho quanto na vida. Ao lado dele, me sinto ainda mais capaz de ser tudo o que desejo. Ele me incentiva, me inspira e me dá a segurança de que preciso para continuar sonhando, sabendo que, juntos, podemos conquistar o que quisermos.

      A colônia de férias da Motiva-Ação tornou-se um verdadeiro símbolo da nossa missão. Ela oferece um ambiente rico em vivências, em que elas podem explorar suas potencialidades, sempre com a segurança e a orientação de professores capacitados.       Buscamos proporcionar experiências únicas, com uma abordagem que mistura as vertentes do lazer. Todos os anos, inovamos as atividades, os materiais e os espaços, sempre atentos aos detalhes que fazem com que as experiências sejam singulares. Essas atividades nunca são iguais, pois cada grupo de crianças, cada professor e cada ambiente físico as tornam únicas. Estudos [2]comprovam que experiências repetidas em contextos variáveis criam aprendizado diferenciado para as crianças, auxiliando na retenção de informações e na adaptação a novos desafios.

      Um dos elementos mais valiosos que trouxe para o meu trabalho foi o aprendizado que tive com meu consultor Rogério Delanhesi durante os anos de consultoria. Fui profundamente impactada pelos seus ensinamentos a respeito de lazer e suas áreas, através das leituras e dos direcionamentos que ele me apresentou. Na Motiva-Ação, aplicamos esse conhecimento em todas as nossas atividades, entendendo que o lazer é muito mais do que apenas diversão, ele é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento.

      O conceito de lazer, conforme Dumazedier,[3]abrange seis vertentes principais: atividades física, artística, intelectual, turística e social; e habilidades manipulativas. Esses elementos formam a base sobre a qual a Motiva-Ação constrói seus serviços, demonstrando como o lazer é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças.       As atividades oferecidas — desde as modalidades esportivas no Turno Motiva, passando pela colônia de férias, pelas escolas esportivas, até as festas personalizadas — integram esses aspectos do lazer. Ao fazê-lo, a Motiva-Ação cria experiências que divertem, estimulando o crescimento físico, o social e o emocional.

      Na Motiva-Ação, ainda, o conceito de lazer proposto por Nelson Carvalho Marcellino é plenamente aplicado, refletindo a riqueza e a diversidade das suas vertentes. A metodologia da Colônia de Férias incorpora atividades que promovem o desenvolvimento integral das crianças, alinhadas aos lazeres social, artístico, físico, intelectual, turístico e de manipulação.

      Por meio do lazer social, estimula novas amizades e interação entre as crianças, fortalecendo vínculos e promovendo a cooperação em atividades grupais, como brincadeiras coletivas e atividades temáticas. O lazer artístico é explorado através de oficinas de música, teatro e artes visuais, incentivando a criatividade e a expressão cultural. O lazer físico é uma parte central da rotina da colônia, com esportes e atividades recreativas que promovem a saúde e o bem-estar físico, sempre adaptadas às idades e aos interesses das crianças. O lazer intelectual se manifesta em atividades que estimulam o raciocínio, como desafios de lógica, jogos de estratégia e leitura. A Motiva-Ação também valoriza o lazer turístico, proporcionando a exploração de novos espaços e experiências, como a noite de aventuras, com atividades que envolvem a descoberta de ambientes diferentes e o contato com a natureza. Por fim, o lazer de manipulação é incentivado por meio de atividades manuais, como a construção de mandalas, a culinária e o contato com a terra, que promovem o desenvolvimento de habilidades motoras e criativas. Essa abordagem multidimensional garante que o lazer oferecido pela Motiva-      Ação vá além da diversão, promovendo desenvolvimentos físico, social, emocional e cultural, em total alinhamento com os princípios de Marcellino.

      Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática regular de atividades recreativas pode melhorar a saúde cardiovascular, fortalecer o sistema imunológico e contribuir para a saúde mental. Para as crianças, o lazer na colônia de férias não só promove a saúde e a cultura, mas também fortalece habilidades essenciais para a vida em sociedade, como cooperação, empatia e resiliência.

      O que mais me fascina nesse trabalho é que, mesmo quando repetimos atividades ano após ano, elas nunca são as mesmas. Cada detalhe conta — a energia dos professores, a motivação das crianças, o ambiente em que estamos. Isso faz com que o lazer na Motiva-Ação seja dinâmico, orgânico e sempre mutável, proporcionando momentos de desenvolvimento que vão além da simples diversão.

      A maternidade também trouxe uma nova perspectiva ao meu trabalho. Quando meu filho Franco nasceu, tudo fez ainda mais sentido. A responsabilidade de criar um ambiente seguro e enriquecedor para ele me fez perceber, de maneira visceral, o quanto nosso trabalho envolve o bem mais precioso das famílias: filhos, netos e sobrinhos. Antes, já entendíamos que estávamos formando as futuras gerações, mas, com o nascimento do meu filho, essa responsabilidade se tornou ainda mais concreta. Senti na pele o medo de que ele se machucasse, a frustração de vê-lo triste e o desejo profundo de vê-lo feliz.       Compreendi que nosso trabalho vai além das atividades educativas. Estamos, junto com as famílias, construindo uma base sólida para que essas crianças cresçam seguras, solidárias, autônomas e saudáveis. Proporcionamos experiências que geram memórias significativas e essenciais para o aprendizado da vida em sociedade, fortalecendo as relações entre crianças, famílias e professores. Estudos sobre parentalidade consciente mostram que criar um ambiente acolhedor, aliado a experiências que promovem a autonomia, é crucial para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

      Empreender na área da educação e do lazer é um desafio constante, mas também um privilégio e uma responsabilidade enorme. Criar serviços voltados para o desenvolvimento infantil tem um impacto direto na sociedade. Sabemos que, ao proporcionar experiências significativas para as crianças, estamos também aliviando a sobrecarga que muitas famílias enfrentam no dia a dia. Segundo o IBGE[4], 46% das famílias brasileiras enfrentam desafios com a conciliação entre trabalho e tempo de qualidade com os filhos, e a pandemia apenas agravou essa situação. Nesse contexto, a       Motiva-Ação surge como uma solução confiável, em que os pais podem confiar que seus filhos estão em um ambiente seguro e estimulante, repleto de atividades que promovem o desenvolvimento integral.

      A colônia de férias da Motiva-Ação, além de oferecer um espaço lúdico, também é um refúgio contra os desafios da vida contemporânea, como o uso excessivo de telas e dispositivos eletrônicos. O tempo de exposição a eles, especialmente para crianças pequenas, tem crescido de forma alarmante. Estudos [5]indicam que, em média, crianças passam entre 2 e 4 horas por dia em frente às telas, o que contribui para problemas de saúde, como obesidade, transtornos do sono e déficits de atenção. Na nossa colônia, as atividades são pensadas para que as crianças interajam com o mundo real, estimulando o movimento, a criatividade e as relações sociais. Aqui, elas têm a chance de vivenciar o lazer de forma plena, construindo memórias que vão além do virtual.

      A parentalidade consciente vai muito além de suprir as necessidades básicas das crianças. Ela envolve a criação de um ambiente onde possam desenvolver suas capacidades físicas, emocionais e sociais. O lazer é uma parte fundamental desse processo, e nossa colônia de férias oferece exatamente isto: um espaço em que elas podem experimentar o mundo, aprender com os outros e explorar sua criatividade de forma segura e enriquecedora.

Falar sobre todo o conhecimento acumulado ao longo de 20 anos de construção e aprimoramento da metodologia da Motiva-Ação reforça a grandiosidade deste trabalho.       A história da colônia de férias, em especial, é um reflexo dessa trajetória de sucesso. Muitos fatores são essenciais para alcançar a excelência, começando pela fundamentação teórica, sempre atualizada e em diálogo contínuo com a Academia e o mercado de serviços de lazer. Além disso, as práticas metodológicas que a sustentam são inovadoras e incluem elementos fundamentais, como os temas geradores, a diversidade de atividades ao longo de cada edição, que nunca se repetem. O fato de todas as atividades serem realizadas por duplas ou trios de professores traz mais qualidade para as dinâmicas propostas e segurança para que as crianças possam se divertir, recebendo atenção e cuidado. Tanto os pais quanto as crianças têm acesso ao cronograma detalhado, o que reforça a transparência e a confiança — com diferenciais, como a piscina diária, seja ao ar livre ou em ambiente coberto, garantindo a continuidade das atividades, independentemente do clima.

      Para assegurar que nossas colônias sejam sempre um sucesso, incluímos um capítulo bônus no final deste livro, oferecendo dicas preciosas para a implementação de um serviço de excelência em lazer, consolidando, assim, os elementos cruciais que fazem da Motiva-Ação uma referência no setor.

      A cada atividade, a cada sorriso, percebemos o impacto positivo que nosso trabalho tem na vida das crianças, de suas famílias e dos professores. E é essa certeza que nos motiva a continuar, mesmo diante dos desafios. Empreender é, muitas vezes, seguir em frente apesar do medo, mas a certeza de que estamos ajudando a construir uma infância mais feliz e um futuro mais brilhante é o que nos move todos os dias.

      Este livro foi feito para inspirar profissionais e familiares que, assim como eu, se dedicam ao desenvolvimento de ambientes de lazer e educação de qualidade. Criar momentos de alegria, aprendizado e interação é uma missão que vale a pena, e o que fazemos juntos pode mudar o futuro de cada uma dessas crianças.

A história da Motiva-Ação continua a ser escrita, e tenho certeza de que o futuro reserva ainda mais capítulos inspiradores.


_____________________________


[1] UNITED NATIONS CHILDREN'S FUND. COVID-19: Are children able to continue learning during school closures? A global analysis of the potential reach of remote learning policies using data from 100 countries. New York: UNICEF, 2020.

https://www.unicef.org/brazil/media/10006/file/remote-learning-factsheet.pdf

[2] COSENZA, Ramon M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB.

[3] Para saber mais sobre o conceito de lazer, recomenda-se a leitura de Estudos do Lazer: uma introdução, de Nelson Marcellino (1995), e de Lazer e cultura popular, de Joffre Dumazedier (1973).

[4] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira – 2023. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.

[5] CORREIA, B. C. S. T.; ALMEIDA, V. L. DE; GUIDA, T. V.; CUSTODIO, V. I. DO C.; CUSTODIO, R. J. Relação entre tempo de tela, frequência de excesso de peso e hábitos de sono em crianças. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 1, n. 2, p. 57-70, 19 dez. 2020.

Gostou e deseja continuar a leitura?
bottom of page